segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Memórias do bloco: Coreia do Norte


"Já na China, a contemplar a Coreia do Norte. Cheguei hoje de manhã a Dandong. Espero infinitamente por um café quente, o comboio madrugou e com um frio branco à minha volta, aguardo pelo sinal "aberto" do restaurante. Penso em todas as coisas que se têm passado e avalio, ou tento avaliar. Chego ao momento em que percebo que me é dificil lidar com a estagnação e a espera. Decidi voltar para tentar encontrar um fio condutor. Preparo-me para deixar tudo aquilo que adoro em Pequim em breve."
"Terminei o meu dia de Coreia do Norte com pouca glória. Pulei de barco em barco. Esbracejei, falei e paguei para poder conseguir 1 hora de voltas pelo rio que divide a China da Coreia."


"No meio de chinesisses e coisas que não entendia lá fui eu dentro de uma limosine branca com uns quantos chineses recheadinhos de dinheiro até ao porto onde os barcos para visitar o outro lado da margem estão. É impressionante o quanto os barqueiros têm medo dos militares da Coreia do Norte..."


"No comboio prestes a partir para Pequim. Penso como é possível existir um país como a Coreia do Norte. De fora parece uma prisão, poucos habitantes, muralhas monumentais e formigas vestidas de militar avistam-se nos topos das montanhas. Quero entender melhor este país, tanto contraste que existe com a China...Valeu pela experiência e por saber que um dia gostava de entrar no país proíbido. 16h de comboio se seguem."

Sem comentários: